Para o ano de 2024, a CPAS atribuirá a todos os Beneficiários que tenham a sua situação contributiva integralmente regularizada à data de 31 de Dezembro de 2023 um Seguro de Acidentes Pessoais, um Seguro de Assistência Médica Permanente – CPAS Virtual Care e um Seguro de Acidentes Pessoais e Doença – Seguro de Protecção de Rendimentos (Incapacidade Temporária Absoluta [ITA] por doença ou acidente), cujos prémios são assumidos pela CPAS.
Relativamente ao Seguro de Protecção de Rendimentos, foram negociadas as seguintes melhorias de relevante importância para os Beneficiários:
- Alargamento para 12 meses do prazo máximo de pagamento de indemnizações, independentemente do escalão de remuneração convencional escolhido para a base das contribuições (em vez dos 180 dias para Beneficiários até ao 5º escalão, 270 dias para Beneficiários entre o 6º e 14º escalão e 360 dias para Beneficiários no 15º escalão ou superior);
- Passam a ficar garantidas as situações decorrentes de complicações de interrupção involuntária da gravidez, após a 12.ª semana de gestação, com direito a um montante fixo de indemnização de 2.000 €;
- Passam a estar garantidas as doenças do foro psicopatológico, com direito a um período de indemnização até 60 dias (com uma franquia de 28 dias) no valor de 50% do montante de remuneração de referência respeitante ao escalão escolhido para a base das suas contribuições, até ao máximo de 2.000 € anuais.
Relativamente ao Seguro de Assistência Médica Permanente – CPAS Virtual Care, foi contratada para 2024 uma nova solução, com o objectivo de proporcionar a todos os Beneficiários abrangidos, o acesso a um conjunto de serviços de saúde e bem-estar, que serão prestados pela Teladoc Health, através do número de telefone 210 204 645.
- Consulta Médica 24/7 – Serviço médico disponível durante todos os dias do ano e a qualquer hora do dia, prestado por Médicos Especialistas em Medicina Geral e Familiar que ajudam no diagnóstico, rastreio, tratamento e esclarecimento de diversas patologias podendo prescrever medicamentos e exames (teleconsulta);
- Médico ao Domicílio 24/7 – Serviço de Consulta Médica no domicílio com um copagamento de 15,00€ por consulta, disponível para o Beneficiário, bem como o agregado que consigo viva em economia comum;
- Transporte de Urgência – Em caso de urgência, fica garantido o transporte em ambulância ou outro meio mais adequado para e entre unidades hospitalares e regresso ao domicílio e, se for clinicamente prescrito, vigilância por parte de uma equipa médica durante o transporte;
- Médico Assistente / Médico de Família: Serviço prestado por Médicos Especialistas em Medicina Geral e Familiar com Consultas Médicas prestadas mediante agendamento (Teleconsulta), com o objectivo de prestar um serviço de continuidade e proximidade, desenvolvendo uma relação contínua com o Beneficiário e permitindo uma melhoria dos cuidados de saúde, identificando exames necessários, melhorando o seguimento de doenças crónicas e a adopção de hábitos saudáveis;
- Segunda Opinião Médica Internacional – Serviço que permite a obtenção de uma segunda opinião médica por parte de Médicos de Especialistas Internacionais convencionados (teleconsulta);
- Consulta do Viajante – Consultas realizadas por Médicos com Especialização em Medicina Tropical. A Equipa assegura um aconselhamento personalizado de acordo com o destino e itinerário da viagem, prescrição de vacinas e medicação para a viagem (teleconsulta);
- Consultas de Nutrição – Consultas realizadas por Nutricionistas. A Equipa de Nutrição define um plano alimentar personalizado e ajustado, garante acompanhamento nutricional adequado (teleconsulta);
- Consultas de Psicologia – Consultas realizadas por Psicólogos inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Este serviço está disponível mediante agendamento (teleconsulta);
- Dentro da área da Saúde Mental estão disponíveis os seguintes serviços complementares à Consulta de Psicologia:
- Programa Gestão de Stress – Programa que disponibiliza um acompanhamento personalizado pela Equipa de Psicólogos, durante 6 a 8 sessões, com o objectivo de definir estratégias cognitivo-comportamentais que permitam uma gestão eficaz dos processos de stress e também de ansiedade (teleconsulta);
- Consulta do Sono – Consulta que pretende melhorar a qualidade do sono através de estratégias que visam a extinção de condicionamentos (higiene do sono) que interferem com os mecanismos naturais. A Equipa de Psicólogos disponibiliza entre 4 a 6 sessões de acompanhamento personalizado (teleconsulta);
- Consulta de Parentalidade – Consulta que está disponível para os pais com o objectivo de explorar estratégias que facilitem a função parental, nomeadamente, na gestão da comunicação familiar e no desenvolvimento emocional (teleconsulta).
Lisboa, 22 de Dezembro de 2023
A DIRECÇÃO
Victor Alves Coelho, Presidente
Pedro Mota Soares, Vice-Presidente
Catarina Mascarenhas, Vogal Secretária
Tânia Correia de Jesus, Vogal Tesoureira
Celeste Chorão Peres, Vogal